spot_img
HomeMundoKeir Starmer anuncia renúncia no Reino Unido - 22/06/2026 - Mundo

Keir Starmer anuncia renúncia no Reino Unido – 22/06/2026 – Mundo

Keir Starmer anunciou nesta segunda-feira (22), em Londres, que deixou de ser primeiro-ministro do Reino Unido. Em um breve pronunciamento em frente ao número 10 de Downing Street, a sede do governo, Starmer declarou que apresentou sua renúncia ao rei Charles 3° nesta manhã.

Seu mais provável sucessor, Andy Burnham, ex-prefeito de Manchester, também nesta segunda foi empossado como membro do Parlamento, condição política para se tornar candidato à premiê dentro do Partido Trabalhista.

Starmer, 63, ex-diretor do Ministério Público, não completou dois anos no cargo. Com uma vitória arrasadora em junho de 2024, pôs fim a uma controversa era conservadora, que começou a exatos dez anos, com o plebiscito que determinou a saída do país da União Europeia.

“Toda decisão que tomei foi para colocar o país que amo em primeiro lugar. Por isso renuncio ao cargo de lider do Partido Trabalhista”, disse Starmer em seu discurso, reconhecendo que sua saída era inevitável para contornar a crise que se instalou em seu governo.

Esta notícia está em atualização.

Fonte: Folha de São Paulo

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias