spot_img
HomeMaceióMortandade de peixes em açude no Benedito Bentes levanta suspeita de contaminação

Mortandade de peixes em açude no Benedito Bentes levanta suspeita de contaminação

Moradores da Alameda Pajuçara, no bairro Benedito Bentes, em Maceió, denunciam a mortandade de uma grande quantidade de peixes em um açude da região. O caso foi exibido em reportagem do programa Fique Alerta, da TV Pajuçara, após relatos de que a água estaria sendo contaminada por possível vazamento de esgoto.

Segundo as denúncias, o local passou a registrar nos últimos dias a presença de peixes mortos na superfície, situação que não era comum e que teria alterado completamente o uso do espaço pela comunidade, que antes utilizava o açude para pesca e lazer.

De acordo com os relatos, a poluição teria relação com falhas no sistema de esgotamento sanitário de conjuntos habitacionais próximos, o que teria permitido o despejo de resíduos na água do reservatório. A suspeita é de que a contaminação tenha provocado o desequilíbrio ambiental na área.

Suspeita de despejo de esgoto preocupa moradores

Além da possível contaminação, moradores também apontam a proliferação de vegetação aquática, conhecida como baronesa, que teria se espalhado pelo açude. O crescimento descontrolado da planta é apontado como um dos fatores que podem ter contribuído para a redução de oxigênio na água e, consequentemente, para a morte dos peixes.

O açude, segundo a própria reportagem, funciona como um reservatório de águas pluviais da região e, ao longo dos anos, também passou a ser utilizado pela população para pesca. Com a situação atual, o espaço teria se tornado impróprio para esse uso.

Os moradores afirmam ainda que cobram providências há mais de um ano, mas que até o momento não houve solução definitiva para o problema.

Durante a exibição, foi informado que a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Limpurb) deve avaliar alternativas para manutenção do açude, já que o acesso dificultado pela topografia impede o uso de maquinário pesado para limpeza e retirada da vegetação.

Já o Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam) informou que vai enviar uma equipe ao local para apurar a denúncia de possível vazamento de esgoto e verificar as condições ambientais do reservatório.

Enquanto aguardam uma resposta dos órgãos responsáveis, moradores seguem relatando preocupação com a continuidade da mortandade dos peixes e a degradação do açude.

*Estagiária sob supervisão.

Fonte: TNH1

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias