spot_img
HomeMundoSecretário de Transporte dos EUA critica uso de pijamas em voos e...

Secretário de Transporte dos EUA critica uso de pijamas em voos e pede ‘volta de civilidade’ – 28/11/2025 – Mundo

Enquanto os viajantes se dirigiram aos aeroportos na temporada de festas em torno do Dia de Ação de Graças, o governo de Donald Trump quer que eles repensem seu comportamento —e também suas roupas.

Sean Duffy, o secretário de Transportes, iniciou uma nova campanha antes do feriado que ele chamou de “a era de ouro das viagens começa com você”, com um anúncio no estilo dos anos 1960 que intercalou cenas das primeiras viagens de avião do país e seus passageiros vestidos com ternos e chapéus, com vídeos atuais de brigas em voos e barracos em aeroportos. Ao fundo, Frank Sinatra canta “Come Fly With Me”.

Mas o comunicado de imprensa do Departamento de Transportes que acompanha a campanha criticou mais do que apenas essas cenas lamentáveis. A nota também repreendeu os passageiros por esquecerem de dizer “por favor” e “obrigado” e por não ajudarem passageiros idosos ou grávidas a colocarem suas malas nos compartimentos superiores.

“Você está se vestindo com respeito?”, Duffy pergunta no vídeo. “Você está mantendo o controle de seus filhos?”

“Trazer a civilidade de volta, eu acho, melhora a experiência de viagem para todos”, disse o secretário em uma entrevista na Fox News Business, acrescentando: “Vamos talvez voltar a uma era em que não usávamos nossos pijamas para ir ao aeroporto.”

O anúncio veio logo após a decisão de Duffy, na semana passada, de descartar uma proposta que teria exigido das companhias aéreas que compensassem passageiros por interrupções significativas de viagem que estivessem dentro do controle das empresas. A medida foi a mais recente tentativa do Departamento de Transportes de reverter proteções aos passageiros e regulamentações destinadas a responsabilizar as companhias aéreas pela melhoria do atendimento ao cliente.

O comunicado citou dados da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) mostrando que “escândalos em voo” aumentaram 400% desde 2019. Esses casos de fúria em aviões tornaram-se comuns durante a pandemia de Covid-19, quando, após meses de confinamento, muitas pessoas voltaram a voar. O mau comportamento, junto com as medidas das companhias aéreas para apertar suas margens e aumentar os lucros após uma queda na demanda, criou a tempestade perfeita.

Vídeos de comportamentos deploráveis de passageiros também se mostraram populares online, onde clipes nas redes sociais de pessoas sem sapatos e meias ou passageiros brigando nos corredores viralizaram. O vídeo de Duffy incluiu muitos desses clipes, incluindo um em que um passageiro navega pelas opções de entretenimento de um voo em uma tela usando os dedos dos pés.

Mais recentemente, a experiência de viagem mudou de outras maneiras. Uma série de acidentes aéreos e quase acidentes chamou a atenção para a falta de controladores de tráfego aéreo. A recente paralisação do governo federal levou Duffy a cancelar voos em todo o país para limitar o estresse sobre os controladores sobrecarregados —muitos dos quais precisaram arranjar um segundo emprego ao ficavam sem pagamento durante a paralisação.

Essa questão recebe uma breve menção no final do comunicado à imprensa do Departamento de Transportes, prometendo construir “um sistema de controle de tráfego aéreo totalmente novo” e aumentar as contratações. No vídeo de Duffy, a questão principal é uma palavra-chave: “civilidade”.

“Vamos trazer a civilidade e as boas maneiras de volta”, diz Duffy sobre os trompetes de apoio de Sinatra. “A era de ouro das viagens começa com você.”

Fonte: Folha de São Paulo

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias