spot_img
HomeMundoRealidade virtual vira tratamento para crianças em Gaza - 02/12/2025 - Mundo

Realidade virtual vira tratamento para crianças em Gaza – 02/12/2025 – Mundo

Crianças marcadas pela guerra na Faixa de Gaza estão participando de um programa terapêutico que utiliza óculos de realidade virtual capazes de transportá-las para um mundo distante da destruição ao seu redor.

A terapia tem como objetivo melhorar o bem-estar psicológico das crianças, e operadores afirmam que o método pode alcançar resultados mais rapidamente do que sessões terapêuticas tradicionais.

Dentro de uma tenda branca montada em um trecho arenoso em Al-Zawayda, no centro de Gaza, o burburinho animado crescia enquanto cinco meninos exploravam um mundo virtual.

Os garotos, um deles em cadeira de rodas e os outros em cadeiras de plástico, viravam a cabeça, observando o novo ambiente dentro dos óculos: um lugar de jardins verdes, praias tranquilas e cidades seguras.

Um menino estendeu o braço e bateu as mãos, como se espantasse uma mosca. Outro, sorrindo, levantou a mão diante do rosto e tentou tocar a paisagem.

Um deles disse que um cachorro corria em sua direção e fez um gesto para chamá-lo: “Vem! Vem!”

“Eu vejo pássaros”, disse o garoto na cadeira de rodas a um operador, olhando ao redor.

Um dos operadores colocou o capacete azul TechMed Gaza no jovem Salah Abu Rukab, 15, que sofreu uma lesão na cabeça durante a guerra, e perguntou se ele conseguia ver a imagem corretamente enquanto ajustava as fivelas.

“Nós nos sentimos confortáveis com isso, gostamos, e através dele entramos em um jardim, entramos em espaços com animais e experiências semelhantes”, disse o adolescente à AFP.

Questionado pelo operador sobre o que estava vendo, ele respondeu: “São só árvores. Nada além de árvores, grama e flores.”

O supervisor de saúde mental Abdalla Abu Shamale explicou que os capacetes oferecem mais do que apenas escapismo.

“Por meio de programadores, conseguimos criar jogos com objetivos terapêuticos, preventivos e de desenvolvimento, que ajudam a preparar a criança ou a capacitá-la a enfrentar e administrar sua vida com mais eficácia”, disse ele à AFP.

“Esse método comprovou sua eficácia ao longo de um ano inteiro de trabalho com muitas crianças, incluindo amputadas de guerra, feridas e expostas a eventos extremamente traumáticos.”

Um frágil cessar-fogo na guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas se mantém desde 10 de outubro.

A Organização Mundial da Saúde afirma que ferimentos relacionados ao conflito acarretam um impacto negativo na saúde mental, e sobreviventes lutam contra trauma, perda e dificuldades de sobrevivência diária, enquanto serviços psicossociais continuam escassos em Gaza.

Cerca de 40.500 crianças sofreram “ferimentos provocados pela guerra”, das quais mais de 21 mil ficaram com alguma deficiência, segundo o Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CRPD, na sigla em inglês).

Jonathan Crickx, porta-voz da agência da ONU para a infância, disse à AFP que cerca de um milhão de crianças —ou seja, “todas as crianças na Faixa de Gaza“— precisam de apoio em saúde mental e psicossocial após dois anos de uma guerra horrenda.

As sessões de realidade virtual utilizam programas especialmente desenvolvidos para crianças traumatizadas, levando em consideração sua condição física e psicológica, e ajudam a reconstruir percepções positivas do mundo.

O supervisor Abu Shamale afirmou que a velocidade do tratamento, da recuperação e da estabilização usando técnicas de realidade virtual foi maior do que em sessões normais. “Em sessões tradicionais, geralmente precisamos de cerca de 10 a 12 encontros, enquanto com a realidade virtual conseguimos resultados em apenas cinco a sete sessões.”

Fonte: Folha de São Paulo

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias