spot_img
HomeMundoFBI investiga democratas por pedido a militares - 25/11/2025 - Mundo

FBI investiga democratas por pedido a militares – 25/11/2025 – Mundo

O FBI, a polícia federal americana, convocou para depor seis parlamentares do Partido Democrata que pediram em um vídeo recente para que militares dos Estados Unidos se recusassem a cumprir “ordens ilegais”, segundo informou um funcionário do Departamento de Justiça à Reuters na terça-feira (25).

A medida ocorre um dia após o Pentágono ameaçar convocar o senador Mark Kelly, capitão da reserva na Marinha dos EUA e um dos seis democratas do vídeo, de volta para o serviço ativo. Com isso, Kelly poderia enfrentar acusações militares pelo que o secretário de Defesa, Pete Hegseth, descreveu nas redes sociais como atos de traição.

O presidente Donald Trump acusou os seis democratas de insurreição e disse em uma postagem nas redes sociais que o crime é punível com a morte.

O funcionário do Departamento de Justiça, que falou sob condição de anonimato, disse que os depoimentos dos legisladores ao FBI terão o objetivo de determinar “se há algum delito, e então prosseguir a partir daí”. O órgão é chefiado por Kash Patel, nomeado por Trump.

Em declarações na terça-feira, os democratas descreveram a ação do FBI como um esforço de intimidação do governo Trump.

“Ordenar o FBI a nos perseguir é exatamente o motivo pelo qual gravamos este vídeo em primeiro lugar”, disse a senadora Elissa Slotkin, de Michigan, ex-agente da CIA e uma dos seis democratas que aparecem no material. “Esta não é a América que conheço, e não vou deixar este próximo passo do FBI me impedir de falar pelo meu país e por nossa Constituição.”

Os parlamentares afirmaram que suas declarações em vídeo refletiam com precisão a lei dos EUA. Militares americanos fazem um juramento à Constituição, não ao presidente, e só tem a obrigação de seguir ordens legais.

Os outros democratas que apareceram no vídeo divulgado na semana passada incluem os deputados Jason Crow, Maggie Goodlander, Chris Deluzio e Chrissy Houlahan, todos veteranos das Forças Armadas.

Os quatro democratas da Câmara, em uma declaração conjunta, acusaram Trump de usar o FBI como uma ferramenta para intimidar membros do Congresso e prometeram que não seriam silenciados. Kelly não se manifestou.

O vídeo não se referiu a nenhuma ordem ilegal específica, mas muitos democratas expressaram preocupações —ecoadas sob reserva por alguns comandantes militares dos EUA— de que o governo Trump está violando a lei ao ordenar ataques a embarcações supostamente transportando suspeitos de tráfico de drogas em águas da América do Sul.

O Pentágono afirma que os ataques são justificados porque os traficantes de drogas são considerados terroristas.

Fonte: Folha de São Paulo

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias