spot_img
HomeMundoComerciantes fecham lojas em Teerã contra crise econômica - 29/12/2025 - Mundo

Comerciantes fecham lojas em Teerã contra crise econômica – 29/12/2025 – Mundo

Alguns lojistas em Teerã, capital do Irã, fecharam suas lojas nesta segunda-feira (29) em protesto contra as dificuldades econômicas e as fortes oscilações da moeda iraniana, informou a mídia local, após manifestações semelhantes no dia anterior.

A agência de notícias estatal IRNA disse que alguns lojistas e comerciantes do bazar de Teerã “fecharam completa ou parcialmente suas lojas”, acrescentando que “algumas pessoas entoaram slogans em protesto contra a taxa de câmbio e a situação econômica”.

A agência ILNA também noticiou um protesto de comerciantes “contra as pressões econômicas e de subsistência” no bazar, publicando imagens de trabalhadores reunidos nas ruas.

A moeda iraniana atingiu novos mínimos no mercado não oficial, com o dólar americano sendo negociado a cerca de 1,42 milhão de riais no domingo —em comparação com 820 mil riais há um ano— e o euro se aproximando de 1,7 milhão de riais, de acordo com sites de monitoramento de preços.

As taxas diminuíram um pouco nesta segunda, com o dólar americano a cerca de 1,39 milhões de riais e o euro a cerca de 1,64 milhões de riais.

Correspondentes da agência de notícias AFP disseram que alguns comerciantes, particularmente vendedores de eletrônicos dependentes de importações, suspenderam temporariamente as vendas ou mudaram seus preços online, permitindo-lhes fazer ajustes mais facilmente à medida que a taxa de câmbio flutua.

Neste domingo, a agência ISNA informou que um grupo de lojistas e vendedores de celulares em um importante shopping em Teerã “protestou contra as fortes flutuações na taxa de câmbio e os danos causados ao mercado de celulares”, fechando brevemente suas lojas.

Já na segunda, os comerciantes disseram à ILNA que a volatilidade da taxa de câmbio dificultou a fixação de preços ou a conclusão de negócios, com um manifestante afirmando que eles estavam vendendo itens para cobrir seus custos. “Mas as oscilações de preços nos impedem de repor nossos produtos”, disse ele.

A agência de notícias conservadora Fars alertou que os protestos limitados corriam o risco de levar à instabilidade.

A economia do Irã tem estado sob pressão devido à alta inflação e às sanções ocidentais relacionadas ao seu programa nuclear. As potências ocidentais, juntamente com Israel, acusam o país de buscar armas nucleares, uma acusação que Teerã nega.

No domingo, o presidente iraniano Masoud Pezeshkian apresentou ao Parlamento o orçamento para o próximo ano persa, prometendo combater a inflação e o alto custo de vida. Nesta segunda, o presidente do Supremo Tribunal iraniano, Gholamhossein Mohseni Ejei, afirmou que “qualquer pessoa que se dedique à acumulação (de moeda estrangeira) é um criminoso e deve ser tratada com firmeza”.

Fonte: Folha de São Paulo

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias