As regras para obter a cidadania britânica variam de acordo com a modalidade do acesso a esse direito. Em geral, é possível se tornar cidadão por descendência, por nascimento no país, por tempo de residência no Reino Unido e por casamento. Cada modalidade tem exigências diferentes.
O governo do Reino Unido apresentou em maio um projeto de lei modificando vários critérios para obtenção de vistos e residências no país, como a introdução de novos requisitos de proficiência em inglês; ampliação de período de residência de cinco para dez anos; aumento nos requisitos de trabalhadores qualificado, entre outros. No entanto, essas regras ainda não se tornaram lei.
Para saber se você tem direito à cidadania britânica, responda às perguntas abaixo e veja se você se encaixa em alguma modalidade. Não é preciso conhecer as regras, mas somente a sua própria situação individual.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?




