Um terremoto de magnitude 7,0 atingiu uma região a cerca de 32 km da cidade costeira de Yilan, no nordeste de Taiwan, neste sábado (27), informou a administração meteorológica da ilha, sem relatos imediatos de danos graves.
O tremor, com profundidade de 73 km, foi sentido em todo o norte da ilha e em edifícios da capital Taipé, segundo o órgão, com uma intensidade de categoria 4, o que significa que pode ter causado danos menores.
O governo da cidade de Taipé informou que não houve relatos de danos significativos logo após o terremoto. Mais de 3.000 residências em Yilan ficaram sem energia por um breve período, informou o órgão responsável pela distribuição.
A TSMC, maior fabricante mundial de chips, informou que um pequeno número de suas instalações no parque científico de Hsinchu, onde está sediada, atingiu os critérios de evacuação após o terremoto.
“Priorizando a segurança do pessoal, estamos realizando evacuações ao ar livre e contagens de pessoal de acordo com os procedimentos de resposta a emergências. Os sistemas de segurança do trabalho em todas as instalações estão funcionando normalmente”, afirmou em comunicado.
Taiwan fica perto da junção de duas placas tectônicas e é propensa a terremotos. Mais de 100 pessoas morreram em um terremoto no sul da ilha em 2016, e um fenômeno de magnitude 7,3 matou mais de 2.000 pessoas em 1999.




